domingo, 31 de agosto de 2008

A nossa Valência Educativa


A Valência Educativa foi a primeira a ser criada, com a fundação da CerciPortalegre em Junho de 1980.

Destina-se a alunos com idades entre os 6 e os 18 anos com necessidades específicas especiais de carácter permanente, tendo como principal objectivo a integração social destas crianças e jovens.

Objectivos Gerais:

- Aquisições básicas (psicomotoras)
- Promoção da autonomia pessoal e social
- Comunicação/integração social
- Escolaridade propedêutica e básica
- Manutenção das actividades escolares
- Aprendizagem e treino de actividades ocupacionais e laborais

Estratégias

- Criação e desenvolvimento de projectos e actividades que promovam o bem-estar destas crianças e jovens
- Visitas de estudo
- Participação em actividades extra-escolares
- Estimulação e implicação das famílias nas actividades e no cumprimento dos objectivos da Escola
- Criação de projectos de parcerias

De acordo com o nível etário e as suas capacidades, os alunos encontram-se distribuídos por unidades, designadamente: Unidade de Actividades de Estimulação Gerais de Desenvolvimento, Unidade Integrada e Unidade de Transição.

A equipa técnica que acompanha os alunos é constituída por: psicóloga, professora do 1º Ciclo especializada em Ensino Especial, professor do 2º Ciclo de Educação Visual e Tecnológica, terapeutas ocupacional e da fala e técnico de Serviço Social e auxiliares pedagógicos do Ensino Especial.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Conhecer melhor a CerciPortalegre...


A CerciPortalegre é uma instituição de solidariedade social que promove actividades de apoio em diferentes domínios a crianças, jovens e adultos com deficiência ou com dificuldades de inserção socioprofissional. As suas acções visam o desenvolvimento das suas capacidades e a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania, no âmbito da promoção do direito à igualdade de oportunidade.

É uma instituição com estatuto de utilidade pública sem fins lucrativos, que proporciona à pessoa com deficiência e respectiva família, variadas formas de atendimento e apoio em função das suas capacidades e nível etário dos utentes.

Foi fundada em 1980, por iniciativa de um grupo de pais, técnicos e outras pessoas interessadas na educação, reabilitação e integração das pessoas com deficiência.

Constituiu-se inicialmente como uma escola de ensino especial com capacidade para 50 alunos, mas com o passar do tempo e com a detecção de outras necessidades, alargou o seu âmbito de acção.

Tem sido preocupação constante da CerciPortalegre a adaptação do quadro técnico e das estruturas físicas, face às reais necessidades dos utentes e anseios das famílias.