quarta-feira, 17 de novembro de 2010

São Martinho

Ah! Sobre o festejo de S. Martinho…

Reviver tradições era um dos objectivos desta acção, ora observem a recolha de imagens.

Mais fotos clique aqui!












Bem queríamos assar as castanhas como o faziam os nossos avós, mas considerámos que o assador era pequeno! Tivemos mesmo que recorrer a um assador maior, que assava 5 quilos de castanhas de cada vez.





Para acompanhar as castanhas, não esquecemos a ginjinha e demais licores, as nossas broinhas e outros doces… ah! E as nossas compotas, que bem se venderam! Se ainda quiser comprar pode fazê-lo passando pela Cerci ou pela Loja da Praça da República, mas se estiver longe, pode encomendar aqui ou por telefone!





Relativamente aos outros objectivos, pretendíamos divulgar a Instituição e angariar fundos, o que conseguimos atingir. Foi tão bom termos o “aconchego” de quem nos visitou e de quem nos apoia em todas as acções! Obrigado por tudo!!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

" NÓS"

“Só “NÓS” conseguimos tornar doce a vida e fazer desejar que as asas do tempo fossem cortadas, tempo esse que não só parece voar, como na verdade o faz com excessiva rapidez, demasiado depressa, para aqueles que se respeitam e amam…” (adaptado de John Hervey)

Efectivamente, só “NÓS” próprios, conseguimos tornar, mais doce a vida e sem perdermos tempo, é nesta perspectiva que queremos estar mais próximos de TODOS, Clientes, Famílias e outras partes interessadas, apresentando o nosso trabalho… o que somos, e o que queremos ser… numa orientação de melhoria contínua.
Neste sentido, um dos meios que temos e podemos utilizar é o “nosso” blog, é um meio que vamos (re)animar e que contamos com a Vossa colaboração, não só para consultar e deixar comentários, mas também, para enviar trabalhos que queira divulgar.
Assim, visite-nos no blogcerciportalegre. Pode, também partilhar esta informação com os seus vizinhos e amigos.
O Monitor Responsável pela nova dinamização do “nosso” blog é o Joaquim Nicau.

Antecipadamente gratos pela atenção,
A Direcção

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Assembleia Geral Ordinária da CERCIPORTALEGRE



De acordo com o código cooperativo e art. 27 ponto 1 alínea a) dos estatutos da CERCIPORTALEGRE, convoco os membros efectivos da CERCIPORTALEGRE, para Assembleia Geral ordinária, a realizar no dia 15 de Novembro de 2010, pelas 16,00 horas, na sede da Cooperativa, sita na Rua 15 de Maio, Antigo Quartel de S. Francisco, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Aprovação da acta da última assembleia;

2. Apresentação, discussão e votação de plano de actividades, conta de exploração provisional e orçamento para o ano de 2011.

3. Outras informações.


TRADIÇÃO É TRADIÇÃO


11/11/2010
DIA DE S.MARTINHO



MAGUSTO CERCIPORTALEGRE
PRAÇA DA REPÚBLICA
15 HORAS

CASTANHA ASSADA – BOLOS – DOCES – LICORES – VINHOS


SEJA SOLIDÁRIO PARTICIPE!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Os sabores do Outono…

O Outono é uma estação, muito melancólica e de muita harmonia nos coloridos da natureza, os tons privilegiados são os “mel”, os castanhos e também os vermelhos teimam em aparecer!
É uma época muito rica, na horta cheira a frutos maduros… que apetece comer com mais vontade…
Ah! e… as abóboras e os marmelos … alguns dos nossos amigos têm-nos oferecido muitos.
Nós agradecemos, porque com eles conseguimos trabalhar diversos objectivos, como por exemplo: desenvolver uma actividade diferente; transformar os frutos em doce e com ele variar a ementa do nosso lanche da manhã.
Neste sentido e juntando o jeito da nossos Monitores Florinda, Teresa e José Eduardo metemos mãos à obra e o resultado foi este!
Ora vejam! Os pormenores!....

















Continuando na linha destes objectivos e com os sabores e tradições do Outono!... Também revivemos a tradição d`Os Santinhos, onde incluímos a confecção das BROAS DE MEL!
... até já tenho água na boca! Vejam o seu aspecto…




Sabem as “nossas boleiras”, como diz o Tó, são mesmo habilidosas, são as Monitoras Neves, Teresa e Paula a Psicóloga Carolina e a D. Felícia dá gosto vê-las….
Todos trabalhamos, nesta actividade. As Colaboradoras põem os ingredientes, amassam e tendem as broas, porque aí só elas é que sabem! Nós tratamos do forno, da lavagem da loiça, da arrumação da cozinha, da pesagem e do ensacamento das broas.




Este ano, como saíram tão boas, tão boas, resolvemos alargar a sua confecção para podermos angariar fundos!...
Como precisámos de mais ingredientes pedimos a comparticipação de TODOS, desde os Colaboradores, as Famílias e até a Coopor que nos deu o azeite… cada um trouxe uma “coisa” e conseguimos ter os ingredientes suficientes, para podermos fazer mais quantidade.
É verdade que a união fez a diferença. Obrigado a TODOS.

Se quiser provar as nossas broas, encomende-as. Pode fazê-lo aqui! … Se demorar pode ser tarde!...





Ainda, no seguimento!
Vem aí o S. Martinho e não podemos “deixar cair” a tradição desta festa! Assim, no dia 11 de Novembro, na Praça da República, pelas 15.00h, à semelhança dos anos anteriores, lá estaremos animados, com as castanhas quentinhas, bolos e a “amostra” de licores. Esperamos a sua visita!
A seguir daremos conta dos resultados!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

No passado dia 14 visitámos a Assembleia da República

Esta visita tinha um duplo significado, por uma lado, a visita de estudo ao Parlamento: edifício e funcionamento, e por outro dar a conhecer aos Senhores Deputados eleitos na Região e ao Senhor Deputado Manuel Matos Rosa, a fragilidade das nossas instalações.
Os resultados imediatos com esta visita foram os socio-culturais, foi um momento alto para TODOS os participantes, ao nível do acolhimento prestado, não só pelos serviços da AR, mas também pelo acolhimento e apoio prestados pelos "nossos" três Deputados. Temos a certeza e garantia que TODOS ficámos mais ricos.
Relativamente aos resultados em termos futuros, o tempo o dirá, a "nossa" voz chegou e ficaram TODOS sensibilizados para a nossa causa!
Para terminar queremos agradecer a TODOS os que connosco partilharam esta actividade: Famílias dos nossos Clientes, Junta de Freguesia da Urra, Senhor Ribeiro, Órgãos de Comunicação Social da nossa cidade: Rádio Portalegre, Jornal Alto Alentejo e Jornal Fonte Nova, Serviços da AR e aos nossos amigos Deputados! Bem-hajam.
Mas... agora melhor que eu, a nossa amiga Ilda Clemente, fez um retrato desta nossa visita. Ora leiam!



Visita da CERCI Portalegre à Assembleia da República

No passado dia 14 de Outubro visitámos a Assembleia da República em Lisboa, que fica no Palácio de S. Bento.
Ao chegarmos fomos recebidos por um guarda, que nos levou até à entrada para sermos revistos por uma máquina. Quem levava mala, também, tinha de a colocar, numa máquina com um tapete rolante. Isto é feito para se saber se as pessoas que entram na Assembleia da República, levam armas ou outras coisas perigosas. A Senhora que nos guiou na visita explicou que esta revista é feita a todas as pessoas que entravam ali.
Começámos a visita e foi-nos explicado que aquele prédio tinha sido um dos conventos, dos Frades Beneditinos, aqueles que seguem S. Bento, eles viveram ali durante muitos e muitos anos.
Visitámos muitas salas, grandes e muito bonitas, a mais importante foi a do parlamento, onde os senhores deputados discutem e fazem as leis, é ali que o governo tem que prestar contas do que faz. Nesta sala fomos convidados a ser deputados. Sentámo-nos nas cadeiras deles, apresentámos e discutimos o que estava mal. O “Zé” Maria disse, logo, que nós estávamos a ser esquecidos pelo governo, outros colegas também se manifestaram. Tudo correu muito bem e foi bom sentirmo-nos no lugar de quem é importante e de quem manda.
Entretanto fizeram-se horas do almoço e lá… fomos nós para o Colégio Jacob Rodrigues. Como da outra vez, almoçámos muito bem e fomos muito bem acolhidos.
A seguir e, de “barriguinha” temperada voltámos à Assembleia da República para termos uma reunião com os Senhores Deputados cá de Portalegre, também esteve connosco o irmão da Professora Piedade, que também é Deputado.
Nessa reunião apresentámos os problemas da nossa Cerci, o mais grave são as nossas instalações, que estão velhas e estragadas, no Inverno chove e faz frio. O “Zé” Maria convidou os Senhores Deputados a visitarem a Cerci, mas tinha que ser num dia de chuva, para ficarem a ver e a sentir o mesmo que nós. Também, eu disse o que pensava, que não podíamos continuar assim sem apoios de ninguém.
Os Senhores Deputados receberam-nos muito bem e ouviram-nos com muita atenção, disseram que iam ver se nos ajudavam a encontrar a resposta para as nossas dificuldades.
Depois de acabada a reunião, fomos assistir a uma sessão dos deputados na sala do parlamento, a sala estava cheia, também estavam lá os nossos cá de Portalegre. Vimos que eles para trabalharem têm que discutir muito, parece que estão zangados. Vimos lá muitos Deputados que costumam aparecer na televisão.
Muito cansados, mas muito alegres e contentes voltámos a casa.
Eu comprometi-me a escrever sobre esta nossa visita e assim fiz!... mas acho que muita coisa ficou por dizer, porque eu gostei tanto, tanto… e era mesmo bom que tivéssemos sido ouvidos para nos darem uma Cerci nova.
Ilda Clemente
15-10-2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ENCONTRAMO-NOS CÁ!... e estamos a contar convosco!

BANCO DE IDEIAS

IDEIAS?.... Quem as não tem?...

Apostando em relações de parceria com todas as Partes Interessadas (Colaboradores; Clientes; Famílias e/ou Responsáveis; Entidades Financiadoras; Parceiros; Sócios; Mecenas; Organizações Congéneres e outras) disponibilizamos esta estratégia de comunicação integrada que visa conhecer as IDEIAS de cada um para o crescimento e desenvolvimento da nossa CERCIPortalegre.

Acreditamos, que a sua IDEIA (nos mais diversos âmbitos) pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência a quem damos resposta.

PARTICIPE! As suas sugestões são de extrema importância para o “crescimento” da nossa instituição e cremos que esta troca de experiências e pontos de vista nos pode inspirar para o futuro!

APOIE-NOS com a sua IDEIA, não custa nada!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

No passado dia 18 de Junho completámos os 30 anos…

Para comemorar esta data planeámos diversas acções, para as quais convidámos os nossos parceiros deste já longo percurso, bem como toda a comunidade.

Com estes eventos pretendemos reforçar laços, reavivar, divulgar e promover a nossa imagem enquanto instituição de referência no apoio à deficiência e aumentar a nossa notoriedade.


Missa


Momento de fraternidade e oração, partilhado entre os presentes.
Ouviram-se comentários:
“Foi um acto tão solene e bonito!...”
“Foi a primeira vez que trouxe o meu filho à missa, fiquei impressionada, porque ele manteve sempre uma expressão de estar feliz!”
“… até descobri que o Pedro Miguel, consegue rezar todo o Pai Nosso e acompanhar o ritmo dos cânticos religiosos!”


Partilha do bolo

O propósito foi cantar os parabéns e partilhar um GRANDE BOLO de aniversário com todas as IPSS, Associações com responsabilidade social da nossa cidade e comunidade em geral.

Reunimo-nos no Mercado Municipal e com a ajuda de todos conseguimos concretizar o nosso plano na perfeição! A resposta das doceiras da nossa terra, foi extraordinária: “… sim senhora, contem com o meu meio metro de pão-de-ló!”

E, assim, meio metro, junto a outro e a outro, fizeram o nosso bolo que foi depois decorado por um outro pasteleiro e grande artista! A boa vontade construiu este GRANDE BOLO, que foi o pretexto para reunir os nossos amigos, neste tão importante momento de partilha!

Este foi, sem dúvida, o momento de maior solidariedade do nosso aniversário! Maria, Rita, Zé, João, Chica, Mónica, sem estigmas sem preconceitos, todos cantámos os Parabéns, todos comemos bolo!
Foi extraordinário sentirmo-nos acompanhados por TODOS os que acreditam em nós e no nosso projecto!

Aqui fica a reportagem da Rádio Portalegre...



Exposição
Através de uma produção de “material” fotográfico, quisemos “retratar” a identidade da nossa instituição já com trinta anos. Foi um êxito!...



Nos próximos posts vamos mostrar-vos a nossa Gala! Fiquem atentos!

terça-feira, 29 de junho de 2010

De regresso...

A comemoração dos 30 anos de existência da CerciPortalegre é o mote ideal para retomarmos a “actividade” no nosso blog!


A CERCI JÁ FAZ 30 ANOS!


Para nós, este é um ano muito especial, em que comemoramos os nossos 30 anos de existência! O percurso nem sempre foi fácil, mas é para o futuro que olhamos!

Junte-se a nós nos eventos que preparámos!... e que lhe daremos conta!


A propósito sabe qual é a data do nosso nascimento?

A CERCIPORTALEGRE, fundada a 18 de Junho de 1980, por iniciativa de um grupo de pais, técnicos e outras pessoas interessadas na educação, reabilitação e integração das crianças com deficiência. Tendo sido registada em escritura pública de 18 de Junho de 1980, lavrada no cartório notarial de Portalegre a CERCIPORTALEGRE – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Portalegre, C.R.L.

Conhecem a nossa Missão?

É uma Instituição que tem como propósito a solidariedade social. Promovemos actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidades em diferentes áreas, nomeadamente: educação, ocupacional, residencial, reabilitação e formação profissional e emprego protegido, bem como a prestação de apoio social aos próprios e respectivas famílias, visando a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania, designadamente no quadro de promoção do direito à igualdade de oportunidades.


...E a nossa Visão?

Pois… pretendemos ser uma referência nas respostas sociais que desenvolve agora e no futuro, tendo por base a confiança, profissionalismo, empenho, confidencialidade, responsabilidade, respeito, ambição e a excelência nos serviços que presta à comunidade e na consequente salvaguarda das expectativas dos seus clientes, colaboradores e parceiros.


…E os Valores que preservamos?

Os princípios que defendemos, afincadamente, e que servem de guia ou critério para os comportamentos, atitudes e decisões a tomar são:
• Responsabilidade e Competência;
• Credibilidade e Ética Profissional;
• Respeito pelos Compromissos;
• Valorização da condição humana;
• Dedicação;
• Ambição;
• Inovação;
• Solidez;
• Eficácia


Partilhamos, também, a Mensagem do Presidente

“Começar já é metade de toda a acção.”
(Provérbio grego)


Na essência deste provérbio alicerçamos o nosso pensamento, difundindo a presente mensagem tendo em atenção a Missão e Valores da Cerciportalegre.

Fundada a 18 de Junho de 1980 tem por escopo a solidariedade social promovendo o apoio em diversos domínios de intervenção a crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidades em diferentes áreas, nomeadamente: educação, ocupacional, residencial, reabilitação e formação profissional e emprego protegido, bem como a prestação de apoio social aos próprios e respectivas famílias, visando a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania, designadamente no quadro de promoção do direito à igualdade de oportunidades.

É esta, pois, a sua missão e os valores que afincadamente se defendem e que não desejamos sob forma alguma questionar ou pôr em causa são a Responsabilidade e Competência; a Credibilidade e Ética Profissional; o Respeito pelos Compromissos; a Valorização da condição humana; a Dedicação; a Ambição; a Inovação; a Solidez e a Eficácia.

As Entidades e ou Organismos que tutelam a Cerciportalegre são inexcedíveis no seu apoio, de igual modo todos os restantes inseridos na Comunidade alinham pela mesma empatia, traduzida em amplas manifestações de solidariedade, colaboração e compreensão. Todavia, não nos iludamos, a Instituição ao longo destes trinta anos, tem vivido tempos difíceis em paralelo com épocas de algum desafogo e acalmia.
Tempos difíceis com falta de instalações adequadas, condignas e funcionais. Os Invernos frios e chuvosos, no actual edifício põem em risco o atendimento prestado, uma vez que a fragilidade do edifício, para além de não conseguir satisfazer, o programa das actividades diárias, compromete a projecção do futuro da Instituição, limitando-o a curto e médio prazo.

Só uma “nova” estrutura física comportaria o projecto da Cerciportalegre, sendo esta a grande aposta deste mandato. Contudo, as dificuldades avolumam-se e o processo ou emperra ou é inviabilizado. Continuando, no entanto, a acreditar!...

Tempos difíceis com crises financeiras agudas que chegaram a pôr em risco a continuidade da Instituição. Porém, tendo por base a confiança, profissionalismo, empenho, confidencialidade, responsabilidade, respeito, ambição e a excelência nos serviços que presta à comunidade e na consequente salvaguarda das expectativas dos seus clientes, colaboradores e parceiros, foi possível à direcção, não só angariar apoios, mas também, tomar as indispensáveis medidas, que permitem, agora, alguma acalmia, sem contudo se poder “alinhar” em quaisquer formas de facilitismo.

A Cerciportalegre orgulha-se dos seus trinta anos de existência e agradece a todas as entidades e pessoas singulares que apoiam, ajudam ou de qualquer modo lhe manifestam o seu apreço.

É para nós uma honra e um privilégio podermos continuar a contar com TODOS.
Mas, a Cerciportalegre, também, está atenta a quem por qualquer forma pretende denegrir a sua imagem perante a comunidade, com calúnias, mentiras ou outras infâmias, que atingindo as pessoas que têm a responsabilidade de a dirigir, mais não pretendem que pôr em causa a sua existência ou causar-lhe perturbações com finalidades veladas.

… São os novos Tempos difíceis, todavia à semelhança dos anteriores também agora não vamos recuar, porque acreditamos, que “(…) o caminho faz-se caminhando (…)”, citando António Machado.

Cordiais Saudações,
O Presidente
João Serra Bonacho



Sabem como estamos organizados?




Temos como Respostas Sociais as seguintes valências:


1) Centro de Actividades Ocupacionais (CAO)

Existe desde 1993 e pretende facilitar a integração social de jovens e adultos com deficiência, de idade igual ou superior a 16 anos, com algum nível de dependência e que possuam reduzidas capacidades de trabalho produtivo.


Objectivos:

Promover, estimular e maximizar as competências psicossociais que permitam uma maior autonomia pessoal e social;

- Proporcionar tarefas e actividades socialmente úteis;

- Fomentar o desenvolvimento do seu equilíbrio físico e emocional;

- Propiciar uma melhor qualidade de vida aos clientes a quem dá resposta.


2) Centro de Emprego Protegido (CEP)

Foi criado em 1991 com o objectivo de desenvolver políticas reais de integração socioprofissional. Funciona em moldes empresariais.

Actualmente, integra as áreas de actividade: Lavandaria e Engomadoria, tratando da lavagem e da engomagem de todo o tipo de tecidos para a hotelaria, bem como, pequenos arranjos de costura.


Objectivos

- Proporcionar emprego e estabilidade económica e social às pessoas com deficiência que emprega.


3) Centro de Reabilitação e Formação Profissional (CRFP)

Iniciou actividades em 1994 com o propósito de promover acções de Formação Profissional Inicial, visando a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais, tendo em vista potenciar a empregabilidade dos seus destinatários, preparando-os para o posterior exercício de uma actividade no mercado de trabalho, não só no que se refere a competências profissionais mas também no que respeita a competências pessoais e sociais, de modo a facilitar uma melhor integração em sociedade.


Objectivos:

- Avaliar e orientar profissionalmente os jovens e adultos, com o intuito de os encaminhar de acordo com as suas aptidões, interesses e motivações;

- Oferecer formação diversificada, adequada e ajustada às necessidades dos destinatários e às detectadas durante o contacto com empresas do distrito;

- Proporcionar aos formandos conhecimentos ligados a profissões que se exerçam na zona de abrangência do CRFP com vista à possibilidade de futuras integrações laborais;

- Proporcionar apoio psicossocial aos formandos;

- Estabelecer novos contactos com vista à celebração de novas parcerias com entidades da zona de abrangência do CRFP, de modo a complementar as acções desenvolvidas;

- Promover o contacto dos formandos com equipamentos sociais e actividades de lazer para a criação de hábitos de vida saudáveis;

- Divulgar as capacidades dos formandos através de mostras dos trabalhos realizados nos cursos, durante o ano;

- Envolver os formandos na vida em sociedade, de forma pró-activa em termos pessoais e laborais;

- Promover o contacto com instituições congéneres, para partilha de experiências e metodologias de trabalho;

- Promover o desenvolvimento da medida de Informação, Avaliação e Orientação Profissional (IAOP), em ligação com o Centro de Emprego de Portalegre;

- Assegurar o Apoio à Colocação (AC) e o Acompanhamento Pós-Colocação (APC), no âmbito da medida de Integração no Mercado de Trabalho (IMT) para pessoas com deficiências e incapacidades.


4) Lar Residêncial (Residência de São Francisco)

É resposta desde 1998, com o desígnio de proporcionar respostas residenciais de acordo com as necessidades dos residentes antevendo uma perspectiva de futuro resultante do desaparecimento da estrutura familiar.

Objectivos:

- Disponibilizar apoio residencial a pessoas carenciadas que residem longe, que carecem de casa própria ou necessitem, por razões familiares, laborais, escolares ou de índole pessoal, um alojamento assistido por técnicos especializados;

- Promover estratégias de reforço da auto-estima, autonomia pessoal e social dos residentes;

- Proporcionar aos jovens, condições para a sua reabilitação, formação pessoal e profissional;

- Promover o desenvolvimento pessoal da pessoa com deficiência e preparar a integração do mesmo numa vida mais autónoma.


5) Valência Educativa (VE)

Escola de Ensino Especial, como foi criada em 1980, tem como finalidade dar resposta, num plano sócio-educativo a alunos com necessidades específicas especiais de carácter permanente, incluídos no nível etário dos 6 aos 18 anos de idade.


Objectivos:

- As aquisições básicas (psicomotoras);

- A autonomia pessoal e social;

- A comunicação/integração social;

- A escolaridade propedêutica e básica;

- A manutenção das actividades escolares;

- A aprendizagem e treino de actividades ocupacionais e laborais.



Também dispomos de um Serviço Autónomo:

1) Loja

Abriu em 1995 na Praça da Republica, com o objectivo de prestar serviços à comunidade no âmbito da reprografia: fotocópias; encadernações tradicionais, cosidas, com lombadas redondas e acabamentos artesanais; compilações de revistas, brochuras e publicações avulsas; fabrico de pastas de fim de curso, álbuns fotográficos e ementas para a restauração; dossiers e capas por medida; gravações a quente; teses de mestrado ou doutoramento com gravação de capas.

Actualmente, tem exposição/venda de peças de artesanato da Cerci e a venda dos Jogos da Santa Casa da Misericórdia.