Esta visita tinha um duplo significado, por uma lado, a visita de estudo ao Parlamento: edifício e funcionamento, e por outro dar a conhecer aos Senhores Deputados eleitos na Região e ao Senhor Deputado Manuel Matos Rosa, a fragilidade das nossas instalações.
Os resultados imediatos com esta visita foram os socio-culturais, foi um momento alto para TODOS os participantes, ao nível do acolhimento prestado, não só pelos serviços da AR, mas também pelo acolhimento e apoio prestados pelos "nossos" três Deputados. Temos a certeza e garantia que TODOS ficámos mais ricos.
Relativamente aos resultados em termos futuros, o tempo o dirá, a "nossa" voz chegou e ficaram TODOS sensibilizados para a nossa causa!
Para terminar queremos agradecer a TODOS os que connosco partilharam esta actividade: Famílias dos nossos Clientes, Junta de Freguesia da Urra, Senhor Ribeiro, Órgãos de Comunicação Social da nossa cidade: Rádio Portalegre, Jornal Alto Alentejo e Jornal Fonte Nova, Serviços da AR e aos nossos amigos Deputados! Bem-hajam.
Mas... agora melhor que eu, a nossa amiga Ilda Clemente, fez um retrato desta nossa visita. Ora leiam!
Visita da CERCI Portalegre à Assembleia da República
No passado dia 14 de Outubro visitámos a Assembleia da República em Lisboa, que fica no Palácio de S. Bento.
Ao chegarmos fomos recebidos por um guarda, que nos levou até à entrada para sermos revistos por uma máquina. Quem levava mala, também, tinha de a colocar, numa máquina com um tapete rolante. Isto é feito para se saber se as pessoas que entram na Assembleia da República, levam armas ou outras coisas perigosas. A Senhora que nos guiou na visita explicou que esta revista é feita a todas as pessoas que entravam ali.
Começámos a visita e foi-nos explicado que aquele prédio tinha sido um dos conventos, dos Frades Beneditinos, aqueles que seguem S. Bento, eles viveram ali durante muitos e muitos anos.
Visitámos muitas salas, grandes e muito bonitas, a mais importante foi a do parlamento, onde os senhores deputados discutem e fazem as leis, é ali que o governo tem que prestar contas do que faz. Nesta sala fomos convidados a ser deputados. Sentámo-nos nas cadeiras deles, apresentámos e discutimos o que estava mal. O “Zé” Maria disse, logo, que nós estávamos a ser esquecidos pelo governo, outros colegas também se manifestaram. Tudo correu muito bem e foi bom sentirmo-nos no lugar de quem é importante e de quem manda.
Entretanto fizeram-se horas do almoço e lá… fomos nós para o Colégio Jacob Rodrigues. Como da outra vez, almoçámos muito bem e fomos muito bem acolhidos.
A seguir e, de “barriguinha” temperada voltámos à Assembleia da República para termos uma reunião com os Senhores Deputados cá de Portalegre, também esteve connosco o irmão da Professora Piedade, que também é Deputado.
Nessa reunião apresentámos os problemas da nossa Cerci, o mais grave são as nossas instalações, que estão velhas e estragadas, no Inverno chove e faz frio. O “Zé” Maria convidou os Senhores Deputados a visitarem a Cerci, mas tinha que ser num dia de chuva, para ficarem a ver e a sentir o mesmo que nós. Também, eu disse o que pensava, que não podíamos continuar assim sem apoios de ninguém.
Os Senhores Deputados receberam-nos muito bem e ouviram-nos com muita atenção, disseram que iam ver se nos ajudavam a encontrar a resposta para as nossas dificuldades.
Depois de acabada a reunião, fomos assistir a uma sessão dos deputados na sala do parlamento, a sala estava cheia, também estavam lá os nossos cá de Portalegre. Vimos que eles para trabalharem têm que discutir muito, parece que estão zangados. Vimos lá muitos Deputados que costumam aparecer na televisão.
Muito cansados, mas muito alegres e contentes voltámos a casa.
Eu comprometi-me a escrever sobre esta nossa visita e assim fiz!... mas acho que muita coisa ficou por dizer, porque eu gostei tanto, tanto… e era mesmo bom que tivéssemos sido ouvidos para nos darem uma Cerci nova.
Ilda Clemente
15-10-2010
2 comentários:
Ilda está muito gira nesta foto
parabéns
Parabéns! Pode ser que os vossos sonhos sejam ouvidos! Vamos esperar que sim!
Postar um comentário